quarta-feira, 27 de maio de 2009

PILATES NA DOR LOMBAR

Nos dias atuais a dor lombar afetam a grande maioria das pessoas, podendo ocorrer em ambos os sexos e em qualquer idade. Geralmente, é causada por doenças degenerativas (Osteoartrose), inflamatórias (Espondilite Anquilosante), infecções (ósseas, musculares, etc.), tumores (benignos ou malignos), traumas (hérnias de disco, músculo-tendíneo, etc.), postura inadequada, e muitas outras. Os fatores de risco para dor lombar incluem trabalhos de posturas estáticas e dinâmicas, movimentos repetitivos de elevação e sustentação de pesos, obesidade entre outros.
O enfraquecimento da musculatura abdominal pode causar danos à saúde, podendo assim interferir nas atividades de vida diária de uma pessoa. Uma musculatura abdominal fraca poderá facilitar o desenvolvimento de alterações na coluna vertebral, como a lombalgia, a qual pode interferir na biomecânica da coluna vertebral, que exerce um papel importante nos movimentos realizados pelo corpo humano, dando estabilidade e ampliando os movimentos.
O músculo que tem como um dos objetivos principais dar estabilidade à coluna vertebral é o transverso abdominal, uma vez que a função dele é de envolver a coluna vertebral e a cintura pélvica estabilizando a coluna lombar. Um músculo transverso abdominal forte garante uma maior estabilidade a coluna vertebral, e é neste músculo que está o foco da atuação do Método Pilates.
O método pilates é uma eficiente ferramenta para fortalecer a musculatura extensora do tronco, atuando no desequilíbrio entre a função dos músculos envolvidos na extensão e flexão de tronco, que é um forte indício para desenvolvimento de distúrbios da coluna lombar (KOLYNIAK, et. al, 2004).
BIBLIOGRAFIA:

VIANA, Priscilla . Tratamento da dor lombar utilizando o método pilates solo; 2009 - monografia

Kolyniak I.EG, Cavalcanti SMB. Avaliação isocinética da musculatura envolvida na flexão e extensão do tronco: efeito do método Pilates. Rev Bras de Med do Esporte [periódico da internet].nov/dez 2004 [acesso em ago 2006] ]; 10(6): 487-490. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922004000600005&lng=pt&nrm=iso. doi: 10.1590/S1517-86922004000600005

Jago R. et al: Effect of 4 Weeks of Pilates on the Body Composition of Young Girls; Preventive Medicine.2006; 42:177-180

HISTÓRIA DO PILATES


Joseph Hubertus Pilates nasceu em 1880, na Alemanha, foi uma criança muito debilitada, apresentava desde muito pequeno febre reumática, asma e raquitismo e para superar essa debilidade física, ele resolveu praticar esportes como ginástica, esqui, boxe, luta romana e mergulho. Ao mesmo tempo em que se exercitava, Pilates passou a se interessar pela filosofia humana, em especial a musculatura corporal. Estudou a medicina oriental e ocidental. A combinação de todas essas práticas o tornou capaz de mais tarde formular o seu método, que ele chamou de Contrology (contrologia).

O Pilates é um método de condicionamento físico que integra o corpo e a mente, restaura o corpo, elimina as dores musculares, amplia a capacidade de executar movimentos, aumentando o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal. Trabalha o corpo como um todo, corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longilínea. O principal objetivo do Pilates é fortalecer o núcleo do corpo, que corresponde à região situada entre os quadris e o osso esterno. Os músculos centrais incluem os músculos dorsais, os músculos adutores, os ílio-psoas e quatro camadas de músculos abdominais. Esses músculos trabalham em conjunto para sustentar a coluna vertebral, o que, por sua vez, promove a boa postura e melhora do equilíbrio muscular (12). Uma vez que o método Pilates fortalece uniformemente os músculos centrais, a estabilidade da coluna lombar torna-se mais eficaz podendo assim, aliviar os sintomas da lombalgia. A prática pode ser realizada no solo, chamando-se Mat Pilates, e pilates aparelhagem. Utiliza-se também dos acessórios como: Flex Ring Toner, rolos de espuma, discos de rotação e bolas.